Usinagem convencional e usinagem não convencional: diferenças e a importância de cada uma

Usinagem convencional e usinagem não convencional: diferenças e a importância de cada uma
2 anos atrás

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Para entender o que é a usinagem convencional, devemos entender os processos de usinagem convencional e não convencional, pois é a melhor forma de saber as diferenças que existem para a usinagem não convencional e a partir disso, fica mais fácil escolher aquela que melhor vai atender a sua necessidade.

PRECISA DE SERVIÇOS DE RETÍFICA COM ALTO PADRÃO DE QUALIDADE E PREÇO BAIXO? FALE CONOSCO!

Sendo assim, preparamos este conteúdo, e a partir de agora vamos listar quais são os fatores que fazem com que uma seja diferente da outra e a importância dela para o cotidiano das empresas.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

O que é usinagem convencional?

A usinagem convencional é assim conhecida, porque o seu processo é mais comum. A atuação está em remover por meio do emprego do cisalhamento o metal em excesso que está nas peças.

SÃO MUITOS CASES DE SUCESSO, VEJA ABAIXO NOSSOS TRABALHOS REALIZADOS!

portfólio

A execução do cisalhamento vai se dar a partir do emprego de uma peça que é pré-moldada e formada com cavas. Assim, os equipamentos que são empregados têm o formato de cunhas e o emprego deles já não só atuar formando a peça como também retirando o que está em excesso.

O mecânico de usinagem convencional vai programar as máquinas de maneira que elas tenham movimentos de rotação e retilíneos, resultando assim na formação de roscas e afins.

O que é usinagem não convencional?

Por sua vez, a usinagem não convencional que também pode ser conhecida por alguns como CNC é um processo mais moderno.

NOSSOS CLIENTES

clientes

Neste caso, as máquinas empregadas na execução funcionam a partir do emprego de comandos numéricos que são digitados em computadores prontos para fazer a automatização dos processos e das etapas que compreendem desde a fabricação até a produção da peça.

Para que a ação comece, as máquinas são programadas levando em consideração todas as características que a peça precisa possuir. É vantajoso esse processo, porque dá para alternar a realização de etapas que são executadas a partir da automatização com etapas mais tradicionais. O resultado será um trabalho com maior personalização e diferenciação.

Como a capacidade de produzir e operacionalizar as peças é muito grande, os serviços de usinagem não convencional contam com máquinas que podem receber brocas, fresas e serras e outros elementos que podem ser empregados levando em consideração o tipo de peça que precisa ser produzida.

Por que a usinagem é tão importante no dia a dia das empresas e pessoas?

Usinagem convencional

A usinagem é um processo muito importante no dia a dia das empresas e das pessoas, porque por meio da sua utilização é possível contar com peças para automóveis, cópias de chave, entre outros.

Esse processo ainda é importante, porque como as peças usinadas podem ser fabricadas em série, elas são fabricadas com um custo mais baixo.

Quais as vantagens dos processos de usinagem convencional e não convencional?

O benefício está justamente no fato de que qualquer peça pode ser fabricada desde que faça uso de um bloco sólido de matéria-prima. 

Outra vantagem está no fato de que a usinagem marca presente em indústrias dos mais variados segmentos como:

  • Eletrodoméstica;
  • Eletrônica;
  • Naval;
  • Aeroespacial;
  • Automotiva.

Quais as máquinas utilizadas na usinagem?

profissional usinando peças

As máquinas são muito importantes no processo de usinagem, porque com elas a ação é facilitada e fica mais eficiente, ou seja, mais rápida. Assim, é possível que a quantidade de processos aumente.

Entre as máquinas mais usadas estão:

  • Centro de Usinagem CNC;
  • Centro de Usinagem;
  • Fresadora CNC;
  • Mandrilhadora horizontal;
  • Retífica plana;
  • Máquina de corta água;
  • Retífica cilíndrica;
  • Máquina tridimensional CNC;
  • Torno mecânico;
  • Torno CNC.

Quais as principais diferenças entre usinagem convencional e usinagem não convencional?

A diferença entre os processos está justamente na presença da tecnologia. Enquanto a usinagem convencional é um processo mais comum, porque sua ação é fazer a remoção do metal que está em excesso nas peças, a usinagem não convencional é executada por meio de computadores. Assim, são eles que executam a função desde a fabricação até a produção.

Por que contratar uma empresa especializada em usinagem é importante?

usinagem convencional

Quem está em busca de uma empresa especializada em usinagem pode contar com a Retificadora Canadense, pois ela está pronta para executar diferentes processos entre eles o polimento de rolete e a retífica interna.

Entre em contato com um profissional, tire suas dúvidas e tenha as peças que precisa para executar os diversos serviços!