O que é torno mecânico e qual sua função

O que é torno mecânico e qual sua função
3 anos atrás

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

O torno mecânico é uma ferramenta essencial para o segmento que precisa fabricar diferentes tipos de peças com tamanhos diversos bem como com modelagens diferenciadas.

Esse equipamento, é peça essencial como antecessor do serviço de retífica, pois cabe a ele dar acabamento e alta precisão de maneira eficaz.

PRECISA DE SERVIÇOS DE RETÍFICA COM ALTO PADRÃO DE QUALIDADE E PREÇO BAIXO? FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Quer saber mais sobre o que é torno mecânico e como ele é útil no dia a dia de diversas fábricas? Então, confira este artigo completo!

O que é torno mecânico?

Tipos de torno

 Entender o que é o torno mecânico é o primeiro passo para fazer uso do serviço oferecido por ele.

Sendo assim, o torno mecânico é uma das etapas para realizar o processo de usinagem.

Logo, o torno é fundamentalmente uma ferramenta de corte visando dar forma a uma peça.

SÃO CENTENAS DE CLIENTES SATISFEITOS

Apesar de não ter a mesma precisão e acabamento que o processo de retífica, a usinagem consegue remover mais material e com mais rapidez.

Sendo assim, este é um processo que costuma preceder a retífica.

O torno industrial é constituído por uma máquina, cuja função é modelar ou usinar peças.

Deste modo, ela confere um determinado formato, pré-ajustado. Esse tipo de maquinário é bastante antigo.

Ao longo dos anos, o torno é auxiliar na rotina industrial de diversos segmentos. Isto ocorre, pois por meio do seu emprego pode ser confeccionadas:

  • polias;
  • pinos;
  • eixos;
  • roscas;
  • peças cilíndricas;
  • esferas;
  • cones, dentre outros de diferentes formatos.

Mas, o equipamento ainda pode ter funções como plaina, fresadora, furadeira e retífica. 

Como funciona o torno mecânico?

O Torno serve para reproduzir peças que são fixadas em placas.

Em seguida, por meio de um movimento de rotação, a ferramenta fará com que a peça fique firme no local desejado.

Assim, esta se torna uma forma para reproduzir peças similares. Isso possibilita a produção das mais variadas formas, com tamanhos e modelos desejados. 

Essas peças são utilizadas na fabricação e manutenção dos mais variados equipamentos, além de acessórios pessoais como brincos e pulseiras. Usando um torno mecânico, a própria pessoa pode produzir suas ferramentas de trabalho.

Alguns exemplos são eixos e pequenos itens de reparos. Além disso, possibilita a formação de roscas nos mais variados tipos de peças, quando esse recurso for necessário.

Cabe ainda ao torno fazer a usinagem de diferentes componentes mecânicos permitindo assim que o material seja transformado ainda quando está em estado bruto para peças que podem ganhar seções circulares ou outros tipos. 

É comum as pessoas pensarem em adquirir um torno mecânico usado para execução de alguns trabalhos.

Porém, em casos de recuperação e polimento de peças industriais, o ideal é contar com um serviço especializado, de uma empresa que é referência neste mercado.

O que é torno mecânico: Aplicações

O torno mecânico é usado nos mais diferentes segmentos do mercado, pois permite a produção de peças necessárias no exercício de várias profissões.

Ele é muito útil, porque desempenha diversas funções, substituindo máquinas tais como a fresadora ou retífica, produzindo peças com maior rapidez.

Além disso, substitui com maestria a furadeira, sem perder a qualidade do acabamento e faz uma espécie de retífica de peça industrial.

Ele é útil para fazer o rosqueamento, corte, torneamento e perfilação das peças. A ferramenta também pode furar, recartilhar e alargar suas produções de acordo com a necessidade, por isso seu uso é tão comum em várias áreas. Entre as mais comuns estão o aeromodelismo, a odontologia e ourives. 

No aeromodelismo, essa poderosa ferramenta é um grande auxiliar na produção de peças usadas no reparo de pequenos aviões com controle remoto.

O torno mecânico faz parte de laboratórios no segmento da odontologia. Auxilia em produzir materiais que são empregados nos:

  • procedimentos cirúrgicos;
  • nos aparelhos ortodônticos;
  • e, ainda, aperfeiçoamento da prótese, de modo a ampliar o acabamento e adequação para uso.

Outra forma de uso do torno é no exercício da função do ourives. Isto é, na produção ou manutenção das peças usadas na fabricação das joias. Isso porque, a ferramenta permite que as joias obtenham um acabamento perfeito, valorizando ainda mais esses acessórios. 

Operação em torneamento

Para a operação chamada de torneamento, é preciso que a peça tenha o movimento de rotação bem como se mova na ferramenta. Dependendo da aplicação, a peça poderá ser estacionária e a ferramenta gira ao redor para fazer o corte, mas nas duas situações o princípio de funcionamento se dá da mesma forma.

O avanço da ferramenta vai se movimentar sempre em cima da peça, mas para isso é preciso que a peça tenha um diâmetro menor. A peça será faceada quando a ferramenta vai do centro para a parte final da peça.

A direção de avanço bem como de rotação podem criar superfícies tanto curvas quanto cônicas. 

Este é composto de quatro operações básicas, são elas:

  • torneamento externo;
  • interno;
  • sangramento;
  • e faceamento.

Cada uma delas contribui para a formação das peças, de acordo com a necessidade do torneiro ou de quem está manuseando o torno mecânico.  Veja de forma detalhada como acontece cada uma das operações.

Torneamento externo:

O torneamento externo tem como função usinar o diâmetro externo da peça que será fabricada. Esse é um procedimento bastante usado na tornearia mecânica, devido à sua eficácia e segurança durante o processo de fabricação. 

Torneamento interno: 

Durante o torneamento interno, as peças em produção, são sujeitas à grande pressão para que os cortes sejam perfeitos de acordo com o modelo desejado.

Já no processo de produção, as forças dos cortes radiais exercem pressão para a ferramenta empurrando a peça para fora. Enquanto que as forças tangenciais forçam a ferramenta para baixo, resultando um corte preciso.

o que é torno mecânico

Sangramento: 

Esse tipo de torneamento tem como objetivo principal trazer um corte circular na peça e um acabamento de qualidade. Por isso, no processo de produção da peça, a ferramenta principal se desloca até o eixo principal, de forma perpendicular, resultando no acabamento desejado.

Faceamento

Essa operação tem como principal objetivo fornecer uma peça cuja superfície seja plana. Sendo assim, durante o movimento de corte, a ferramenta se desloca no sentido normal, de acordo com a peça principal, seguindo seu eixo de rotação.

Ferramentas para torno mecânico

Os tornos mecânicos, normalmente, estão disponíveis para venda somente com seus componentes básicos.

No entanto, existem muitas ferramentas e acessórios que podem tornar este equipamento ainda mais versátil. Entre elas estão:

  • VDI;
  • Hidráulicas;
  • Cabeçotes;
  • Rosqueadores;
  • Porta cones;
  • Pinças;
  • Pontas Rotativas;
  • Ferramentas de corte e mais. 

Por serem, muitas vezes, usadas em conjunto, a retífica de torno mecânico e a retífica interna para torno também são ferramentas importantes.

Quem pode operar o torno mecânico?

O operador do torno mecânico deve ser um profissional com know how do uso do equipamento. Para operar a máquina, é fundamental ter extremo cuidado para evitar acidentes.

Pois, as partes giratórias da peça geralmente, ficam expostas e tal situação pode resultar em acidentes graves.

Quem for fazer uso do torno mecânico não pode usar correntes, luvas, roupas com mangas compridas e folgadas, pois acidentes podem acontecer caso o fio se enrole no eixo giratório da usinagem.

As castanhas precisam receber proteção com o uso dos anteparos e de preferência na cor transparente. É preciso ainda ter um antitravamento de segurança.

O operador deve usar óculos de proteção antes mesmo de dar início às atividades com o uso do equipamento. 

Conclusão sobre o que é torno mecânico industrial

O uso do torno não é algo novo. No entanto, desde a sua existência ele se tornou uma ferramenta bastante útil e vem sendo usado ao longo dos anos.

Inclusive, esteve presente no desenvolvimento das tarefas de pessoas importantes na história. Uma curiosidade a respeito da ferramenta é que Leonardo da Vinci ilustrou o seu funcionamento.

Se você precisa de serviços de torneamento entre em contato ainda hoje com a Retificadora Canadense. Temos quase 40 anos de atuação no mercado, por isso somos especialistas na recuperação e polimento de peças industriais. 

Nossa equipe de colaboradores é altamente profissional e experiente, para oferecer a você o melhor atendimento, com rapidez e eficiência. 

Estamos comprometidos com a realização de um serviço de qualidade, entregas dentro do prazo estabelecido, preço justo e condições facilitadas de pagamento.

A Retificadora Canadense é especializada em retífica de alta precisão, conheça nossos serviços.

VEJA TAMBÉM NOSSOS SERVIÇOS DE: