O que é laminação de rosca e porque ela deve ser feita?

O que é laminação de rosca e porque ela deve ser feita?
1 mês atrás

Entenda de que se trata o processo de laminação de rosca e a importância. Além disso, saiba as vantagens de contratar uma empresa especializada para realizar esse procedimento. 

Se você ficou curioso, confira a seguir o conteúdo que preparamos para passar as principais informações a respeito do assunto!

A RETIFICADORA CANADENSE OFERECE SERVIÇOS DE LAMINAÇÃO E RETÍFICA COM ALTO PADRÃO DE QUALIDADE! FALE AGORA MESMO CONOSCO!

O que é laminação de rosca?

A laminação de rosca é um processo que ocorre durante a fabricação que possui o intuito principal de aumentar a resistência do material em sua resistência. Basicamente trata-se de uma etapa de produção que visa a impressão do parafuso ou rosca diretamente no material metálico. 

CONFIRA OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DA RETIFICADORA CANADENSE

serviços Retificadora Canadense

Nesse sentido, anula a forma de produção desse material na metodologia de produção por corte. Portanto, esse processo consiste em uma etapa em que determinada peça metálica se submete a uma pressão. 

A força é submetida nas peças por meio de rolos ou até mesmo pendentes planos. A máquina responsável por esse procedimento é uma laminadora de rosca. Assim, durante o procedimento não se forma o material, e sim roda a uma determinada velocidade enquanto a máquina aplica a pressão no material. 

VEJA MAIS:

Qual a importância da laminação de rosca?

Esse processo é de suma importância pois evita a formação de limalhas ou aparas, como resultado o ambiente de trabalho se torna ainda mais limpo. 

Outro ponto é que esse procedimento evita também riscos de acidentes de trabalho com resquícios metálicos do material quando escapa em alta velocidade. 

Ainda sim, para que você entenda a verdadeira importância do processo, é importante fazer uma comparação das roscas convencionais e das laminadas.

Roscas convencionais

No processo de fabricação dessas roscas é gerado um filete referente a retirada do material metálico. Esse filete é produzido com o auxílio de ferramentas  para cortes, portanto quando desgastadas podem fabricar roscas fora do especificado nos projetos.

Laminadas 

O operador de laminadora de rosca realiza a operação da máquina laminadora de rosca grob que compacta o material com ajuda dos rolos. Assim, resulta em um acabamento melhor além de diminuir qualquer atrito na aplicação de força do torque.

Com isso, fica claro como o procedimento de laminação pode agregar ainda mais a qualidade final do produto assim como as etapas de produção. No entanto, é importante contar com materiais de qualidade e se possível uma empresa especializada.

Como funciona o processo de laminação da rosca?

laminação da rosca

O material bruto é colocado na máquina e submetido a uma pressão e velocidade controladas. Assim, enquanto gira, os dois rolos são responsáveis pela fabricação por “impressão” das roscas por meio da pressão exercida na peça.

O procedimento de fabricação pode ser comparado ao uso de uma retífica cilíndrica. Para melhorar o acabamento das peças é possível usar o polimento de rolete pois mantém a rugosidade desejada agregada a uma imagem melhor do produto.

Algumas fábricas agregam uso da retífica interna como também da retífica plana no processo de laminação. Geralmente usado em laminação de roscas externas.

NOSSOS CLIENTES

CLIENTES

Vantagens deste processo

O processo feito a partir da máquina laminadora de rosca traz diversas vantagens quando comparado com a fabricação convencional. 

Principais vantagens:

  • Evita o desgaste de máquinas e ferramentas de corte na fabricação;
  • Melhora da resistência final da rosca ou parafuso no processo de fabricação;
  • Elimina a produção de filetes obtidos no corte das peças;
  • Minimiza riscos de acidentes causados pelos filetes metálicos;
  • Fornece um melhor acabamento ao parafuso ou rosca;
  • Não suja o ambiente de produção.

Apesar de apresentar diversas vantagens, é importante contar com especialistas para evitar acidentes ou perda de material durante a fabricação. Entre em contato com um profissional  e saiba mais a respeito do procedimento.

Por que contratar uma empresa especializada em laminação?

O procedimento de laminação de rosca pode gerar prejuízos se feito a partir de uma mão de obra inadequada. Por isso, conte com uma empresa especializada em retificação e precisão dos procedimentos.

Para isso, conte com a Retificadora Canadense que possui mais de 35 anos de experiência nos serviços de laminação e retífica de cilindros. 

A equipe da empresa conta com profissionais altamente qualificados para fornecer retíficas de qualidade e grande eficiência. Trabalhamos com a meta de atender as demandas no menor prazo possível para todos os clientes.