O que é o processo de retificação e qual a sua importância

O que é o processo de retificação e qual a sua importância
11 meses atrás

Saber o que é o processo de retificação e qual é a sua importância se faz mais do que necessário, porque assim, fica mais fácil entender e fazer uso de acordo com a necessidade.

O que é retificação

O processo de retificação nada mais é do que corrigir as irregularidades que as peças apresentam em sua superfície, ou seja, a ação é destinada a oferecer à peça um acabamento tanto fino quanto exato das dimensões que são necessários para a execução de determinada atividade.

Como funciona o processo de retificação?

O processo de retificação consiste no emprego da usinagem mecânica, mas o que isso significa?

Por meio do procedimento, a remoção no material é executada a partir do contato que é estabelecido entre a ferramenta abrasiva que é o rebolo e a peça em questão. O rebolo gira em rotação elevada e a peça em uma velocidade menor.

O processo de retificação pode ser dividido em três diferentes tipos que são: plana, cilíndrico universal e cilíndrica sem centros e o movimento do equipamento pode ser dar de forma manual, semi-automática e automática.

Processo de retificação

Qual a importância do processo de retificação

Os processos de usinagem e retificação são importantes, porque eles diminuem as saliências, rugosidades e rebaixos das superfícies que são usinadas, como é o caso das furadeiras, plainas, fresadoras, tornos e máquinas-ferramenta.

É importante ainda ter uma peça retificada, porque ela ganha superfície exata de acordo com as medidas que se precisa para fazer com que as peças fiquem parecidas e possam substituir as outras.

Apostar no processo de retificação também é indicado, porque por meio dela as peças que foram deformadas são retificadas a partir do emprego de um processo que receba tratamento térmico.

Por fim, apostar no procedimento ainda faz com que as camadas finas de um material endurecido em virtude de cementação, nitretação, cromo duro ou têmpera seja removido.

De fato, saber o que é retificação e apostar no processo de retificação é fundamental para a sociedade como um todo, pois sem ele, a sociedade atual não conseguiria apostar na produção sem uma peça ou outra fosse submetida ao processo.

O processo de retificação é executado na maioria das vezes quando a fabricação de uma peça já chega na etapa final.

Há quem ache que essa seja uma operação simples, mas ela deve ser executada por uma empresa especializada no serviço, porque requer que os parâmetros de velocidade de corte sejam dominados assim como a velocidade de avanço, a refrigeração precisa ser boa e o controle dimensional precisa ser rigoroso.

Tipos de retíficas existentes

Na Retificadora Canadense, você encontra os serviços de:

Empresa especializada em retífica

A Retificadora Canadense é uma empresa especializada na execução da retífica de precisão, polimento e na recuperação de peças industriais atuando há mais de 35 anos. 

Nós temos profissionais experientes e qualificados na execução do processo de retificação, o que faz com que os nossos serviços sejam precisos, com qualidade e entregues no menor tempo possível.

Agora que já sabe como funciona uma retífica, entre em contato e solicite o seu serviço! Nossa empresa está comprometida a oferecer a melhor solução destinada a prestação de serviço de retificação de forma rápida, eficiente e com o preço competitivo.

Quer saber mais sobre nossa atuação, preços, entre outros? Fale com a nossa equipe!