Conheça os principais tipos de retífica industrial

Conheça os principais tipos de retífica industrial
1 ano atrás

Você que está inserido ou busca informações sobre o setor da indústria, sabe que o que é e que existem diversos tipos de retífica industrial? Sabe como esta atividade é importante para os seus processos produtivos?

Se ainda desconhece estas informações, não se espante. Neste post, vamos colocar de maneira direta o significado desta ação, sua importância no contexto das indústrias, e os seus mais diversos tipos de atuação.

Retífica Industrial: O que é e para que serve

Sendo o processo responsável por dar acabamento às peças de máquinas e objetos da indústria, a retificação industrial contribui diretamente para a conservação e manutenção de tais itens.

Esta atividade, por si só, proporciona, dentre outros benefícios, o aumento da produtividade. Isso porque, na medida em que age sobre as peças, garante o polimento e correção de possíveis falhas em seu funcionamento.

Tipos de retifica Industrial

Tipos de retífica de peças industriais

Existem diversas maneiras de se realizar uma retífica industrial, sendo que as principais diferenças entre estas estão no tipo de material e na forma como são feitos estes procedimentos. Podemos destacar os seguintes tipos:

Retífica plana

Sendo largamente visto nas variantes dos setores elétrico, mecânico e hidráulico, é usado para a produção de peças que necessitam de um acabamento fino.

Por meio deste modelo de retificação, as peças são afixadas com o objetivo de possibilitar o surgimento de uma superfície lisa capaz de potencializar seu desempenho.

Retífica cilíndrica

Este método é utilizado para retificar peças de suporte à produção, bem como pode ser feito com o objetivo de melhorar o desempenho de peças voltadas a diferentes sistemas, tais como; mecânicos e elétricos, por exemplo.

Retífica interna

O processo de retífica interna se dá com o objetivo de certificar o funcionamento essencial das peças como rugosidade e circularidade na parte interna das mesmas.

Nele, estes itens entram em contato com as máquinas para que consigam ter suas medidas devidamente corrigidas.

Centerless

Este tipo de retífica é frequentemente realizado em produções em série. É caracterizada pela não utilização de um centro, ou seja, as peças em questão não são anexadas a um rebolo ou disco de arraste.

Está precisando se serviços de retífica industrial, polimento de rolete, dentre outros? Aqui, na Retificadora Canadense você encontra a solução para esta e outras demandas do setor, com qualidade e procedência reconhecidas pelo mercado e por nossos clientes.

Importância da retífica industrial

Como vimos ao longo deste post, o processo de retífica de peças industriais tem grande importância para as empresas deste setor.

Isso porque tal procedimento age diretamente em questões como a modelagem e manutenção de peças utilizadas em seus processos produtivos.

Você também conseguiu notar esta representatividade? Percebeu que, através de diferentes meios, a retífica industrial está presente na realidade das indústrias como uma forma de aumentar seu rendimento?

Entre em contato conosco, e retire suas dúvidas com nossa equipe que está pronta para te atender. Conheça este e outros dos nossos serviços, e solicite seu orçamento.