Entenda o que é retífica plana e suas vantagens na indústria

Entenda o que é retífica plana e suas vantagens na indústria
1 ano atrás

Você sabe o que é retífica plana? Sim? Não? Quem atua no segmento industrial, precisa entender não só o que é a retifica plana como também entender as vantagens que esse equipamento traz para o segmento.

A retífica plana é um maquinário que é muito usado quando é preciso fazer a usinagem, pois ela foi desenvolvida com o objetivo de produzir diferentes tipos de peças e ferramentas que são feitas de forma particular para atender uma necessidade específica.

Onde a retifica plana pode ser aplicada?

Entender o que é a retífica plana é muito importante, porque a partir desse conhecimento, ficará fácil saber em quais aplicações esse maquinário pode ser usado.

Para ser submetida a ação da retífica plana, a peça deve ser colocada sobre uma placa magnética, pois assim é possível garantir a fixação da peça e a precisão do serviço.

Depois disso, entra em ação os movimentos retilíneos feitos por um rebolo que é composto por material abrasivo. Os movimentos são feitos tanto na transversal quanto na longitudinal, pois o foco está em deixar todas as partes da peça corrigidas e polidas.

A peça que é submetida ao processo executado pela retífica plana ganha um acabamento mais fino. Essa característica é muito aplicada quando a indústria vai produzir na usinagem peças personalizadas.

O processo que se dá de forma unilateral pode contar ou não com tratamento térmico e em peças que tenham geometrias diferentes. Por esse motivo, é que a retífica plana é facilmente encontra na indústria que trabalha com peças para o segmento mecânico, hidráulico e elétrico.

Retifica Plana

Quais são suas vantagens?

Depois de entender o que é a retífica plana e onde a peça pode ser usada, conhecer as vantagens dela também é muito importante. Em comparação ao torno mecânico, a retífica plana é melhor, porque sua precisão é mais alta. Isso ocorre, devido ao contato entre o disco abrasivo, a peça que está sendo submetida a usinagem e o rebolo.

O uso de diversos rebolos também ocorre nos processos, porque o material e o grau de dureza variam e isso traz grande versatilidade ao uso em retífica de placas e réguas.

Nada impede ainda de contar com a retífica plana para promover o conserto de peças que ficaram deformadas devido ao constante uso ou desgaste que o tempo causou. Seu custo-benefício é alto, pois possibilita que placas, barras, réguas e bases sejam feitas de forma segura. Um exemplo é a retífica plana de bloco hidráulico.

Sendo assim, é fundamental contar com o serviço de retificação que a retífica plana oferece. Lembrando que ela pode marcar presença tanto na produção como também na finalização. Mas nada impede ainda que ela apareça executando também o acabamento.

Depois de entender o que é retífica plana, é fundamental contar com uma empresa que faça esse serviço de forma profissional, concorda? Por isso, entre em contato conosco. Além de trabalhar com retífica, a equipe executa polimento de rolete e outros serviços!