O que é usinagem? Entenda e conheça os principais tipos

O que é usinagem? Entenda e conheça os principais tipos
1 ano atrás

Muitos de nós não imaginamos que, para que um objeto possa chegar em nossas mãos, ele precisa passar por diversos processos. Neste sentido, um dos principais procedimentos adotados se dá pela usinagem. Mas, afinal, o que é usinagem, e qual a sua importância para a fabricação de itens que utilizamos em nosso cotidiano?

Com o objetivo de trazer mais informações sobre este tema, vamos explicar, aqui, sobre o conceito de usinagem, bem como destacar os seus principais tipos e quais os maquinários que são usados em seus processos produtivos.

O que é a usinagem?

A usinagem mostra-se como sendo um conjunto de processos capazes de transformar uma determinada matéria-prima em uma peça com um formato idealizado.

Estes processos têm, por base, o desgaste deste material bruto a partir do auxílio de um maquinário específico, que, ao entrar em contato com tais peças, são capazes de moldá-las para se ter o resultado pretendido com esta ação.

Sendo assim, dentro do cenário industrial, a usinagem se faz essencial, na medida em que se responsabiliza pela criação de peças que podem ser utilizadas em diferentes segmentos, bem como firma-se como uma importante alternativa a outros métodos e processos de produção como a moldagem e a fundição, por exemplo.

Tipos de usinagem

Após entendermos sobre o que é usinagem, é importante se lembrar que, para que se obtenha o resultado final de uma peça, esta pode passar por diversos processos. Dentre estes, podemos destacar:

Torneamento

O torneamento corresponde à circulação de uma peça em relação ao seu eixo, fazendo com que esta seja transformada em um objeto de formato cilíndrico, por exemplo.

Aplainamento

O processo de aplainamento consiste na criação de objetos com superfícies planas, considerando-se uma ação cortante de máquinas que possuem o excesso de metal presente nos objetos de maneira linear.

Fresamento

O fresamento é um método empregado para a confecção de engrenagens, pelo qual é possível fazer com que a peça a ser moldada entre em contato com a estrutura cortante em movimentos giratórios mais completos.

Brochamento

No processo de brochamento, os materiais que constam no entorno da peça são retirados, progressivamente, de forma a garantir que esta, mesmo se estática, possa ser transformada no formato pretendido.

Retificação

A retífica de peças industriais possibilita que, por meio de máquinas que contém certos grãos abrasivos, uma peça possa ser moldada de maneira mais minuciosa em relação à eliminação dos materiais que nela sobram.

Quais máquinas são usadas na usinagem?

Como vimos, para que o processo de usinagem seja concretizado, existe a necessidade do suporte de um maquinário específico. Isso porque, a mudança no formato das peças em questão será realizada por meio da ação deste equipamentos.

Dentre os principais equipamentos usados na usinagem, podem ser citados: retífica, torno mecânico, fresadora e centro de usinagem.

Onde encontrar equipamentos para usinagem?

Está à procura de uma empresa que forneça as melhores soluções em equipamentos para usinagem? Aqui, na Retificadora Canadense, você encontra equipamentos de procedência e qualidade destacáveis no mercado, além de contar com os serviços de uma empresa reconhecida por nossos clientes como sendo séria e competente.

Entre em contato conosco, venha conhecer nossos produtos, serviços e condições, e solicite o seu orçamento!