O que é torno mecânico e qual sua função

O que é torno mecânico e qual sua função
5 meses atrás

O segmento que precisa de uma ferramenta que tenha o poder de fabricar diferentes tipos de peças com tamanhos diversos bem como com modelagens diferenciadas pode contar com o torno mecânico.

Esse equipamento, é usado como antecessor do serviço de retífica, pois cabe a ele dar acabamento e alta precisão de maneira eficaz.

Quer saber mais sobre o que é torno mecânico e como ele é usado no dia a dia? Então, confira!

O que é torno mecânico?

 Entender o que é o torno mecânico é o primeiro passo para fazer uso do serviço oferecido por ele. Sendo assim, o torno mecânico é utilizado para realizar o processo de usinagem. Ele é feito através de uma ferramenta de corte visando dar forma a uma peça.

Apesar de não ter a mesma precisão e acabamento que o processo de retífica, a usinagem consegue remover mais material e com mais rapidez. Sendo assim, este é um processo que costuma preceder a retífica.

O torno industrial é constituído por uma máquina, cuja função é modelar ou usinar peças. Deste modo, ela confere um determinado formato, pré-ajustado. Esse tipo de maquinário é bastante antigo.

Ao longo dos anos tem sido auxiliar na rotina industrial dos mais variados segmentos, pois por meio do seu emprego podem ser confeccionadas: polias, pinos, eixos, roscas, peças cilíndricas, esferas, cones, entre outros de diferentes formatos, mas o equipamento ainda pode ter funções como plaina, fresadora, furadeira e retífica. 

Como funciona o torno mecânico?

O equipamento serve para reproduzir uma peça que será fixada em uma placa. Em seguida, por meio de um movimento de rotação, a ferramenta fará com que a peça fique firme no local desejado.

Assim, a partir dela são reproduzidas peças similares. Isso possibilita a produção das mais variadas formas, com tamanhos e modelos desejados. 

Essas peças são utilizadas na fabricação e manutenção dos mais variados equipamentos, além de acessórios pessoais como brincos e pulseiras. Usando um torno mecânico, a própria pessoa pode produzir suas ferramentas de trabalho.

Alguns exemplos são eixos e pequenos itens de reparos. Além disso, possibilita a formação de roscas nos mais variados tipos de peças, quando esse recurso for necessário.

Cabe ainda ao torno fazer a usinagem de diferentes componentes mecânicos permitindo assim que o material seja transformado ainda quando está em estado bruto para peças que podem ganhar seções circulares ou outros tipos. 

É comum as pessoas pensarem em adquirir um torno mecânico usado para execução de alguns trabalhos. Porém, em casos de recuperação e polimento de peças industriais, o ideal é contar com um serviço especializado, de uma empresa que é referência neste mercado.

O que é torno mecânico: Aplicações

O torno mecânico é usado nos mais diferentes segmentos do mercado, pois permite a produção de peças necessárias no exercício de várias profissões.

Ele é muito útil, porque desempenha diversas funções, substituindo máquinas tais como a fresadora ou retífica, produzindo peças com maior rapidez.

Além disso, substitui com maestria a furadeira, sem perder a qualidade do acabamento.

Ele é útil para fazer o rosqueamento, corte, torneamento e perfilação das peças. A ferramenta também pode furar, recartilhar e alargar suas produções de acordo com a necessidade, por isso seu uso é tão comum em várias áreas. Entre as mais comuns estão o aeromodelismo, a odontologia e ourives. 

No aeromodelismo, essa poderosa ferramenta é um grande auxiliar na produção de peças usadas no reparo de pequenos aviões com controle remoto.

O torno mecânico ainda é usado no segmento da odontologia. Ele é empregado para produzir materiais que são empregados nos procedimentos cirúrgicos, nos aparelhos ortodônticos e, ainda, aperfeiçoamento a prótese, fazendo com que ela ganhe acabamento e adequação para ser usada.

Outra forma de uso do torno é no exercício da função do ourives. Isto é, na produção ou manutenção das peças usadas na fabricação das joias. Isso porque, a ferramenta permite que as joias obtenham um acabamento perfeito, valorizando ainda mais esses acessórios. 

Operação em torneamento

Para a operação chamada de torneamento, é preciso que a peça tenha o movimento de rotação bem como se mova na ferramenta. Dependendo da aplicação, a peça poderá ser estacionária e a ferramenta gira ao redor para fazer o corte, mas nas duas situações o princípio de funcionamento se dá da mesma forma.

O avanço da ferramenta vai se movimentar sempre em cima da peça, mas para isso é preciso que a peça que será tornada tenha um diâmetro menor. A peça será faceada quando a ferramenta vai do centro para a parte final da peça. A direção de avanço bem como de rotação podem fazer com que sejam criadas superfícies tanto curvas quanto cônicas. 

O torneamento é composto de quatro operações básicas, são elas: o torneamento externo, interno, sangramento e faceamento.

Cada uma delas contribui para a formação das peças, de acordo com a necessidade do torneiro ou de quem está manuseando o torno mecânico.  Veja de forma detalhada como acontece cada uma das operações.

Torneamento externo:

O torneamento externo tem como função usinar o diâmetro externo da peça que será fabricada. Esse é um procedimento bastante usado na tornearia mecânica, devido à sua eficácia e segurança durante o processo de fabricação. 

Torneamento interno: 

Durante o torneamento interno, as peças que serão produzidas, são sujeitas à grande pressão para que os cortes sejam feitos de acordo com o modelo desejado. Já no processo de produção, as forças dos cortes radiais exercem pressão para a ferramenta empurrando a peça para fora. Enquanto que as forças tangenciais forçam a ferramenta para baixo, resultando um corte preciso.

o que é torno mecânico

Sangramento: 

Esse tipo de torneamento tem

como objetivo principal trazer um corte circular na peça e um acabamento de

qualidade. Por isso, no processo de produção da peça, a ferramenta principal se

desloca até o eixo principal, de forma perpendicular, resultando no acabamento

desejado.

Faceamento

Essa operação tem como principal objetivo fornecer uma peça cuja superfície seja plana. Sendo assim,

durante o movimento de corte, a ferramenta se desloca no sentido normal, de

acordo com a peça principal, seguindo seu eixo de rotação.

Ferramentas para torno mecânico

Os tornos mecânicos, normalmente, são vendidos apenas com seus

componentes básicos. No entanto, existem muitas ferramentas e acessórios que

podem tornar este equipamento ainda mais versátil. Entre elas estão:

  • VDI;
  • Hidráulicas;
  • Cabeçotes;
  • Rosqueadores;
  • Porta cones;
  • Pinças;
  • Pontas Rotativas;
  • Ferramentas de corte e mais. 

Por serem, muitas vezes, usadas em conjunto, a retífica de torno mecânico e a retífica interna para torno também são ferramentas importantes.

Quem pode operar o torno mecânico?

O torno mecânico deve ser operado por quem de fato entende do uso do equipamento. Para que a máquina entre em operação, é fundamental ter extremo cuidado, pois as partes giratórias da peça costumam ficar expostas e tal situação pode resultar em acidentes graves.

Quem for fazer uso do torno mecânico não pode usar correntes, luvas, roupas com mangas compridas e folgadas, pois acidentes podem acontecer caso o fio se enrole no eixo giratório.

As castanhas precisam receber proteção com o uso dos anteparos e de preferência na cor transparente. É preciso ainda ter um antitravamento de segurança O operador deve usar óculos de proteção antes mesmo de dar início às atividades com o uso do equipamento. 

Conclusão sobre o que é torno mecânico

O uso do torno não é algo novo. No entanto, desde a sua existência ele se tornou uma ferramenta bastante útil e vem sendo usado ao longo dos anos.

Inclusive, esteve presente no desenvolvimento das tarefas de pessoas importantes na história. Uma curiosidade a respeito da ferramenta é que Leonardo da Vinci ilustrou o seu funcionamento.

Se você precisa de serviços de torneamento entre em contato ainda hoje com a Retificadora Canadense. Temos quase 40 anos de atuação no mercado, por isso somos especialistas na recuperação e polimento de peças industriais. 

Nossa equipe de colaboradores é altamente capacitada, para oferecer a você o melhor atendimento, com rapidez e eficiência. Estamos comprometidos com a realização de um serviço de qualidade, entregas dentro do prazo estabelecido, preço justo e condições facilitadas de pagamento. A Retificadora Canadense é a sua , conheça nossos serviços clicando aqui!