Tipos de torno: conheça os tipos de torno e suas aplicações

Tipos de torno: conheça os tipos de torno e suas aplicações
1 ano atrás

Dentro do cenário industrial, os tornos possuem, como uma de suas funções, agir diretamente no processo produtivo de peças das mais diversas características. Entretanto, você sabe que existem diferentes tipos de torno? Sabe que cada modelo possui sua função específica?

Na busca por te ajudar a responder questões como estas, vamos, com este post, esclarecer os principais pontos relacionados aos tipos de torno, bem como demonstrar as suas aplicações nas indústrias.

Aqui, na Retificadora Canadense, você tem à sua disposição uma linha completa de retífica de peças industriais e tornos, com a qualidade na entrega de resultados de uma empresa que tem quase 40 anos de tradição no mercado.

Torno para: aplicações na indústria

Existem, atualmente, no mercado, alguns tipos de torno. Entretanto, por seu destaque e funcionalidade nas indústrias, podem ser destacados:

Torno horizontal 

Indicado para a modelação de peças com um peso moderado, o torno horizontal apresenta com uma de suas principais vantagens a possibilidade de se ter um maior alcance no processamento em termos de largura se comparados aos demais itens de sua categoria, além de funcionar com energia solar e elétrica.

Tipos de torno industrial

Torno vertical

Comumente utilizado para o torneamento e usinagem de peças de maior porte, o torno vertical se apresenta como uma opção multifuncional.

Isso acontece porque, em sua ação, as peças a serem modeladas, principalmente as que possuem comprimento reduzido, podem ser anexadas à uma espécie de mesa presente em sua estrutura.

Torno Revólver

Neste tipo de torno, em especial, têm-se a possibilidade de se confeccionar diversas peças simultaneamente, devido ao fato de poderem “atacar” estas peças de maneira sucessiva e constante.

Por terem esta função, o torno revólver é largamente utilizado quando precisa-se realizar produções de larga escala, por exemplo.

Torno Copiador

Tendo como referência um determinado estilo de peça, o torno copiador é capaz de reproduzi-la por meio da ação de movimentos sincronizados.

Isso faz com que sejam realizadas cópias de tal item a partir de um padrão de dimensionamento.

Torno de Platô

Usado frequentemente para a produção de peças industriais com características de tamanho e dimensões específicas, tais como aros das rodas das locomotivas e dos vagões ferroviários.

Torno Automático

Sendo, da mesma forma, utilizado para produção de alta quantidade, o torno automático permite que a peça a ser trabalhada seja modelada a partir de uma movimentação rotativa. Tal movimentação acontece devido a funções como avanços e recuos de ferramentas de maneira programada.

Onde encontrar os melhores tornos?

Aqui, na Retificadora Canadense, você encontra as melhores soluções em retífica industrial, como diferentes tipos de torno, polimento de rolete e retífica interna, todos com a excelência e qualidade que são reconhecidas por nossos clientes e pelo mercado.

Entre em contato conosco, retire suas possíveis dúvidas sobre este tema, conheça melhor nossos produtos, serviços e condições, e venha fazer o seu orçamento conosco.